A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EVOLUIU AO LONGO DAS GERAÇÕES E SEU INICIO É ATRIBUÍDO AO SURGIMENTO DO TEXTO IMPRESSO. NO CASO BRASILEIRO, O ENSINO À DISTÂNCIA POR CORRESPONDÊNCIA FOI INICIADO NO FINAL DO SÉCULO XIX, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA IMPRENSA E TINHA COMO FINALIDADE AMPLIAR A OFERTA DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS, PERMITINDO QUE AS CAMADAS SOCIAIS MENOS PRIVILEGIADAS ECONOMICAMENTE PUDESSEM TER ACESSO A CURSOS DE CURTA DURAÇÃO, TÉCNICOS OU PROFISSIONALIZANTES.
O CONCEITO DE ENSINO À DISTÂNCIA TEM SUAS DIFERENÇAS. O PROFESSOR E AUTOR DO LIVRO DO “ABC DA EAD: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA HOJE”, JOÃO MATTAR, LEMBRA QUE HÁ DIFERENÇAS ENTRE O NOVO ENSINO E O TRADICIONAL. “A EDUCAÇÃO PRESENCIAL PRESSUPÕE QUE O PROFESSOR E OS ALUNOS ESTEJAM NO MESMO ESPAÇO FÍSICO. JÁ NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, ISSO NÃO ACONTECE - POSSO TER AULA COM UM PROFESSOR QUE ESTÁ, POR EXEMPLO, NA CHINA”, COMPLETA.
"A METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EXIGE MAIOR COMPROMETIMENTO E DISCIPLINA DOS ALUNOS, VISTO QUE NÃO DISPÕE DE ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES COMO NOS CURSOS PRESENCIAIS E A MAIOR PARTE DOS ESTUDOS É REALIZADA DE FORMA INDIVIDUAL”, PONDERA MUGNOL.
By: ANDRÉA FRANÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale-me um pouco mais...