Autobiografia..... Uma nova forma de aprender Saberes e Metodologias do Ensino de História II

Navegando virtualmente por um MUSEU...


             O Museu Virtual da Informática, sediado no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, constitui um repositório de histórias e memórias da Informática.
Com a sua criação pretendeu-se dar uma sequência cronológica da evolução humana, focando os aspectos relevantes dessa evolução que levaram a um constante desenvolvimento tecnológico e consequentemente ao surgimento das, hoje conhecidas, Tecnologias de Informação.
             Desde a pré-história aos dias de hoje são evidenciados alguns pormenores da constante busca por conhecimento. Estes relatos são acompanhados por imagens estáticas e panorâmicas de utensílios manipulados pelo Homem em diferentes universos temporais.
         Este site tem como objectivo principal, tentar dar uma explicação do porquê das implicações das Tecnologias de Informação na vida das organizações e do Homem, fornecendo um acompanhamento cronológico da evolução tecnológica até aos nossos dias. Assim, torna-se uma boa fonte de estudo para todos os interessados.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esmiuçando minha vida acadêmica...






Eu trabalhava em uma empresa privada e estudava a noite, fui descobrindo as grandezas do curso, como o projeto Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), interessei-me por uma bolsa da Linha de Tecnologias da Informação e Comunicação da Educação; todas as disciplinas do primeiro período me foram construtivas, mas a de TIC estimulou de maneira específica meus interesses em estudar a área e capo afins..





       A partir desse interesse, sai do trabalho e então ingressei nas pesquisas na linha de TIC. Foi ai quando de fato tudo começou... A participação em eventos, a escrita de artigos, s participação sempre assídua no grupo de pesquisa...
       Trabalhar, pois na Universidade ultrapassou os ranços obrigatórios e passou a ser de cunho de satisfação própria a área do meu interesse, unindo as tecnologias ‘a prática pedagógica dentro dos ambientes escolares.
       Para que possam conhecer minha atuação na área das TIC, peço-vos caros colegas que conheçam meu lattes, lá vocês visualizaram mais especificidades quanto ao meu caráter acadêmico. E, claro, querendo conversar um pouco mais poderemos prolongar essa conversa por meio de contatos ou por comentários ou por meu e-mail: mayaratelesvl@gmail.com






     





















___________________________________________________________


Início do pensar acadêmico...










   Mesmo diante de minha escolha do curso, desviei desse foco em meu primeiro vestibular – em 2006, fiz a seleção para o curso do Curso Formador de Oficiais (CFO) da PM-AL. Não obtive êxito. Ao meio do ano de 2007 prestei vestibular para o curso de Pedagogia na modalidade a Distancia e em uma faculdade privada. Fui aprovada e iniciei o curso. Fiquei um tanto frustrada tendo em vista que o curso não correspondeu as minhas expectativas.











Eu entendia que não era o curso mas a metodologia da faculdade que não me beneficiava, que achava um tanto falha – pouco material didático, exploração de saberes e conhecimento de maneira superficial. Ao final do ano de 2007, prestei vestibular para então entrar na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Fui aprovada e então em 2008 inicie na turma 2011-1* do noturno.

* Que corresponde ao primeiro semestre do ano
_________________________________________________________


Categorizando minhas definições...











         Fazer então uma análise dos diversos cursos de licenciatura, constituiu o primeiro passo para minha escolha... De todos os cursos analisados o que mais atribuiria as minhas expectativas foi a Pedagogia, tendo em vista que suas atribuições corresponderiam para além da sala de aula, bem como não se atinha apenas a Educação Infantil como a maioria pensa – ou seja, isso é um grande equívoco.

__________________________________________________________
Minhas definições...







         Recebendo uma importante influencia de minha família, a qual atua na área de educação, teve como consequência o estimulo para que eu viesse também a somar e contribuir com estudos nessa área. Sendo assim, começou mais um percalço... Qual área da educação seguir? De uma coisa eu sabia!! Não quero apenas contribuir como professora do início ao fim de minha carreira...



___________________________________________________________________
Quando tudo começou...  
         Desde os tempos escolares assolava-me um desejo em saber qual área seguir... Com isso sempre soube o que não fazer, como por exemplo, atuar na saúde, em escritórios dentre outras profissões que não me são atrativas pelo função apenas mercadológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale-me um pouco mais...