segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Curso de Formação para Professores Ingressantes na UFAL

Quando a professora Maria Aparecida Viana, do Centro de Educação (Cedu), apresentou o trabalho “A Inovação na Formação de Professores Iniciantes no Ensino Superior”, na Semana do Servidor, em novembro do ano passado, ela expôs o conhecimento adquirido nos últimos nove anos de ensino na Ufal. Os desafios na sala de aula, provocados pelas tecnologias, sempre estiveram arraigados nos objetos de estudo dela.


Maria Aparecida aponta potencial de aprendizagem nos recursos multimidiáticos 

Independente da graduação, os professores se veem obrigados a utilizar dos novos recursos disponíveis na rede, como o Youtube e o Wikipédia, ao mesmo tempo em que cai o conceito de que o aluno só aprende prestando atenção naquilo que o professor fala. “O aluno deixa de ser um ser passivo para atuar em conjunto com seu professor”, enfatiza Aparecida.
“Hoje é possível ao aluno, via internet, fazer excelentes pesquisas, assistir um bom vídeo, realizar visita a um grande museu, sem sair de casa. A partir de um ambiente virtual de aprendizagem é possível interagir, partilhar, contribuir com os colegas e ainda discutir e construir juntos, por meios de interfaces de comunicação”, acrescenta a docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale-me um pouco mais...