Resultados
O estudo concluiu que a necessidade da interrelação entre a saúde e a educação das crianças só pode ser amenizada se a escola for levada para dentro do hospital. No entanto, segundo a pedagoga, essa é uma tarefa difícil, devido às implicações estruturais apontadas pelo projeto. “Para colocar um projeto como esse em prática, é preciso infraestrutura, é necessário montar salas de aula - com telefone, papel, impressora, materiais lúdicos e educativos, livros e pessoal capacitado. Além disso, tem que ser uma coisa de 'cima para baixo', a direção do hospital tem que abrir vaga para pedagogos. Não é uma coisa tão simples”, alertou a pedagoga.
Pioneira no ramo da Pedagogia Hospitalar, Sandra Sousa pontuou a importância do acompanhamento pedagógico a crianças internadas. “A atuação do pedagogo no hospital tem um tratamento diferenciado: enquanto o médico trata as doenças do corpo, o pedagogo cuida das enfermidades da educação”.
A pesquisa de mestrado contribuiu com estudos e registros científicos na área da Pedagogia Hospitalar que, em Alagoas, segundo Sandra, ainda é pouco explorada. Atualmente, nenhum hospital alagoano tem um espaço dedicado ao ensino de crianças em processo de tratamento. Até hoje, o único a desenvolver atividades semelhantes foi o HU, por meio da investigação científica da pedagoga Sandra Sousa.
Veja maiores informações: http://www.ufal.edu.br/noticias/2012/01/pesquisa-pioneira-na-area-de-pedagogia-hospitalar-foi-desenvolvida-no-hu
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